[Setembro/20] Conheça alguns tipos de teclado para PC e saiba qual é o melhor para você!

Existem incontáveis tipos de teclado para PC disponíveis no mercado de informática. A escolha desse acessório deve levar em consideração as especificações técnicas, o desempenho, o conforto e o uso para o qual eles são indicados: escritório, utilização doméstica e games.

De qualquer forma, é preciso deixar bem claro que os teclados não são todos iguais. Cada item é fabricado especialmente para atender às necessidades específicas dos usuários, independentemente do motivo de seu uso.

Quer saber quais são as modalidades mais comuns? Neste post, vamos listar alguns tipos de teclado para PC e as principais características de cada um. Continue a leitura!

Uso doméstico

Esse tipo de teclado é comum em computadores que são utilizados dentro de casa, geralmente por quem trabalha home office e quer maior produtividade, ou apenas gosta de navegar online. Confira os modelos!

Teclado sem fio

O teclado wireless é o modelo mais recomendado para quem está em ambientes compactos e com pouco espaço disponível. Esse tipo é mais prático e se encaixa perfeitamente em vários locais, sem a necessidade de fios. Além disso, apresenta um formato ergonômico e um design que traz conforto para o usuário, para que ele consiga se posicionar de forma confortável sem correr o risco de sofrer de dores nas costas, ombros e coluna.

De um modo geral, os fabricantes desse tipo de tecnologia costumam criar modelos com teclas extras destinadas para a reprodução de vídeos. Alguns deles apresentam ainda um sistema específico para o escoamento de líquidos, caso você derrube bebidas na superfície, por acidente.

Teclados de membrana

O teclado com sistema de membrana funciona da seguinte maneira: assim que o usuário digita uma tecla com uma letra qualquer, a pressão é suficiente para fazer com que três membranas compostas de silicone e borracha encostem entre si, completando o circuito e enviando o comando ao computador.

Teclado com retroiluminação

Esse teclado apresenta um sistema de luzes internas, chamado de retroiluminação, ou seja, ele contém luzes na base bem detrás das teclas, que costumam mudar de tonalidade e intensidade conforme o nível de força com que o usuário pressiona as teclas ao digitar.

Essa característica viabiliza a digitação em ambientes escuros ou pouco iluminados. Como tem luz própria, esse modelo de teclado é ótimo para quem usa o computador em lugares com iluminação reduzida. Além disso, otimiza a experiência de digitação e apresenta um design moderno.

Alguns modelos possibilitam personalizar o nível e o padrão de luz. Ele pode ser utilizado para fins domésticos, como navegar pela internet e assistir a filmes, mas também pode ser usado por gamers, para dar mais diversão.

Teclado ergonômico

Existe um modelo de teclado criado exclusivamente para fins ergonômicos. Esse acessório é mais macio, leve e contém teclas um pouco maiores do que as tradicionais, o que facilita a digitação, reduz os riscos de lesões nas articulações dos dedos e favorece a sua fixação nas superfícies.

Uso para jogos

Os jogadores de games online gostam de teclados que otimizam os comandos e proporcionam uma experiência de diversão mais intensa. Desse modo, eles conseguem ter um desempenho melhor durante as partidas. A maioria deles apresenta recursos de retroiluminação e macros, que facilitam a performance nos jogos e também contêm switches mecânicos.

Veja, a seguir, os principais tipos de teclados para jogos!

Mecânico

É o modelo de teclado para jogos mais popular. Esse tipo de teclado permite o uso de mais de uma tecla ao mesmo tempo sem proporcionar o efeito “ghosting”: ao pressionar uma tecla extra, o segundo comando não é mais reconhecido e executado pelo teclado e o computador.

Eles contêm um sistema interruptor e uma mola específica abaixo de cada tecla, o que facilita o envio dos comandos, trazendo uma resposta rápida durante as partidas. Além disso, esse acessório tem uma durabilidade e uma resistência maior.

É certo afirmar que a qualidade do teclado mecânico se relaciona com o tipo de switch de suas teclas, como Cherry MX Black, Red, Brown, Blue etc. Esse tipo de tecla se diferencia conforme a durabilidade e a resistência das molas — o modelo Black, por exemplo, apresenta molas mais delicadas, enquanto que, no modelo Clear, elas são mais duráveis e resistentes.

Óptico

Esse modelo apresenta uma pequena luz sempre que o usuário clica nas teclas, graças ao sistema de laser. Apesar de ter peças mecânicas, o desgaste dos componentes é reduzido e não há um tempo de espera muito grande entre os comandos.

Há dois tipos de sistemas de switches ópticos: Light Strike “LK” e Flaretech. Confira alguns detalhes de cada um deles, a seguir.

Light Strike

Apresenta um feixe de luz infravermelha na posição horizontal, que tem a capacidade de atravessar o interruptor. A haste do switch é responsável por impedir a passagem do feixe de luz. No entanto, quando o usuário aperta a tecla, a mola e a haste são pressionadas para baixo, possibilitando à luz realizar uma conexão pelo eixo e fazendo com que o comando original seja ativado.

Flaretech

Esse componente utiliza um sensor e uma luz com a finalidade de identificar a posição da tecla que foi pressionada a partir do interruptor comum, que, por meio da condutividade, consegue realizar um comando. A peça pode ser retirada para limpeza e manutenção.

Uso para escritórios

Passamos boa parte do dia na empresa, escrevendo e-mails e digitando relatórios e documentos. Nesse sentido, você deve escolher um modelo do teclado ergonômico, que atenda às suas necessidades e garanta uma boa produtividade. Conheça alguns exemplos a seguir!

Teclado portátil

O teclado portátil é fabricado com material flexível e resistente, ao mesmo tempo. Uma boa parte dele é feita de borracha e silicone e apresenta telas macias e leves, que não fazem barulho ao serem pressionadas. Ele pode ser transportado facilmente pelo usuário dentro de uma bolsa. Além disso, pode ser dobrável e expandido quando estiver em uso, sendo fácil de transportar.

Mini teclado

Esse modelo compacto apresenta um tamanho reduzido e um design fino, e traz a sensação de toque macio. É o teclado ideal para quem quer praticidade sem perder o conforto, oferecendo atributos ergonômicos e garantindo o posicionamento adequado das mãos e articulações do usuário durante o tempo em que estiver usando o equipamento.

Existem diversos tipos de teclado para PC — cada um com um design, um modelo e um tamanho específico. De qualquer forma, a escolha do acessório mais adequado para você deve levar em consideração o local onde você vai utilizar o computador e os seus objetivos de uso. Portanto, pesquise e verifique as especificações técnicas de cada modelo antes de comprá-lo.

Ficou interessado em adquirir um modelo novo de teclado? Conte com o apoio de uma empresa especializada e com experiência de mercado para uma compra mais eficiente e segura. Acesse a nossa loja virtual e confira os modelos de teclados disponíveis!

Receba nossas dicas gratuitamente em seu e-mail! Assine agora!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.