7  insights para você se tornar um profissional de TI diferenciado

Quando pesquisamos sobre as profissões do futuro, sempre surge algum cargo relacionado à área de tecnologia da informação. Portanto, se você é ou está pensando em se tornar um profissional de TI, saiba que está no caminho certo! 

De acordo com a IDC Brasil, as tendências são muito boas: até 2021, na América Latina, o hardware será responsável por 60% dos investimentos, ficando atrás dos serviços de TI (22%) e software (18%). 

Por isso, é fundamental conferir como se tornar um profissional diferenciado. Somente assim será possível aproveitar as oportunidades que ainda vão surgir. Vamos conhecer 7 insights que ajudarão a turbinar sua carreira? Venha conosco!

1. Tenha prazer em aprender

Um dos maiores segredos para se tornar um profissional diferenciado (e aqui não estamos falando somente na área de TI, mas em todas as profissões) é desenvolver o prazer por aprender.

Afinal, quando você está sempre em busca de conhecimento, confere as principais tendências da área e cria soluções inovadoras que podem resolver diversos problemas das organizações. 

Portanto, veja algumas alternativas para buscar conhecimento:

  • invista em uma pós-graduação;
  • participe de webinars do setor;
  • confira as lives de empresas importantes da área;
  • faça cursos profissionalizantes;
  • participe de eventos;
  • assine a newsletter das principais empresas de TI (e dos concorrentes também);
  • acompanhe os principais blogs de notícia de tecnologia; e
  • leia muito!

Outro dado interessante que precisamos ressaltar é que, de acordo com a Associação Brasileira das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação (Brasscom), a tendência é que haja um déficit de mão de obra. 

Isso porque a demanda projetada até 2024 por novos talentos prevê a necessidade de 70 mil profissionais. Contudo, somente 46 mil pessoas se formam por ano e poucas têm o perfil necessário para preencher as vagas.

Então, esse é mais um dado que ressalta a importância de estudar, estudar e estudar mais um pouco! Afinal, as oportunidades são boas. Basta se dedicar que certamente você conquistará o seu espaço no mercado de trabalho.

2. Estude inglês

Convenhamos: na área de TI, diversas palavras são provenientes da língua estrangeira, certo? Sendo assim, não há nada pior do que receber na empresa um profissional de TI que não sabe pronunciar corretamente as palavras, tampouco entender quando aparece uma mensagem em inglês na tela.

Então, se você ainda não pensou em se matricular em um curso de inglês, comece agora mesmo a considerar essa possibilidade. Afinal, certamente isso vai abrir muitas portas, deixando o seu currículo top de linha.

Além disso, com a certificação em inglês, você pode trabalhar em qualquer empresa, inclusive, no exterior. 

3. Aja com profissionalismo

O profissional de TI está sempre em contato direto com muitas pessoas (tanto se for um colaborador fixo quanto se for um profissional que trabalha em uma empresa que presta serviço de TI para B2B ou até mesmo um freelancer). Sendo assim, é necessário agir com muito profissionalismo e ética em todas as ocasiões.

Seja sempre transparente, encontre os problemas do seu cliente e não pense, jamais, em superfaturar um serviço porque o cliente não entende nada de TI. Ser um profissional sério e comprometido é fundamental para se destacar e criar uma boa reputação no mercado. Além disso, dominar a segurança da informação é vital.

4. Crie uma rede de contatos

O networking tem um poder muito grande na vida de todas as pessoas. Afinal, o relacionamento é a chave para conseguir boas oportunidades mercadológicas e ver o seu nome crescer e se destacar na área de TI.

Então, crie um perfil ótimo no LinkedIn e mantenha-o atualizado. Participe de grupos de discussão com o objetivo de conhecer mais pessoas e também para demonstrar o seu conhecimento (com muita humildade, claro!).

Ainda é muito importante que você desenvolva uma boa comunicação para falar com clareza e conectar todos os setores da empresa, tirando todas as dúvidas das pessoas — principalmente as que não entendem nada sobre o assunto.

5. Tenha iniciativa para se tornar um ótimo profissional de TI

É importante mostrar que você é um profissional que tem iniciativa. Nesse sentido, não resolva os problemas apenas quando eles surgem. Mostre ao cliente como ele pode preveni-los, na medida em que isso é crucial para promover a satisfação do público.

Sabemos que não há como prevenir todos os problemas, mas sempre deixar claro para o cliente que ele pode enfrentar crises se não investir em determinadas soluções (como a manutenção preventiva) é essencial para mostrar que você tem iniciativa e que entende muito do assunto. 

6. Torne-se um especialista

Ser um especialista na área de TI é um grande diferencial. Afinal, muitas pessoas se formam e entendem um pouco de cada assunto. No entanto, se você se tornar um expert, certamente passará a ser um profissional muito requisitado no mercado.

Ao se apresentar como um especialista, você tem mais facilidade para trabalhar, dominar todos os assuntos e se destacar dos seus concorrentes. Além disso, está apto para apresentar todas as soluções ao cliente (como um bom backup de dados), mostrando qual é mais adequada para cada caso. Assim, ele confiará na sua decisão porque você é um ótimo profissional, além de recomendar os seus serviços a outras empresas — o que aumentará a sua rede de contatos e de possibilidades.

7. Autoavalie-se

Outro insight importante para se tornar um profissional de TI diferenciado é desenvolver o costume de autoavaliar-se. Isso significa que você precisa conhecer quais são os seus pontos fortes e os fracos. 

Afinal, existem áreas ou assuntos em que você tem mais facilidade, certo? Então, esse é o caminho para descobrir quais são os seus pontos fortes e melhorar a sua capacidade de produção.

Para avaliar os pontos fracos, vale a pena:

  • entender quais são as áreas que você não domina;
  • conferir quais são as oportunidades que você perdeu pela falta de conhecimento em um determinado assunto;
  • identificar as habilidades que você precisa desenvolver, como comunicação, integração, autoconfiança, iniciativa, competitividade, dentre outras.

Conhecer os principais insights para se tornar um profissional de TI diferenciado é essencial para se destacar, ser disputado no mercado e também para aumentar a sua produtividade. Sabemos que as tendências de crescimento na área são boas, por isso, primeiramente, é preciso ter amor pela profissão. Depois, basta se dedicar em buscar o aperfeiçoamento constante para conquistar o sucesso almejado. 

Agora que você aprendeu como se tornar um excelente profissional de TI, não deixe de assinar nossa newsletter! Assim, poderemos enviar novidades diretamente no seu e-mail.

Receba nossas dicas gratuitamente em seu e-mail! Assine agora!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.