O que é a memória RAM e como se diferencia do armazenamento?

Em plena era de transformação digital, as empresas devem dominar cada vez mais o conjunto de instrumentos que asseguram a obtenção de um trabalho de excelência. Com o crescimento da automatização de tarefas, a simples escolha de uma memória RAM pode fazer toda a diferença nos seus resultados.

Pensando nisso, elaboramos um post para que você entenda de uma vez por todas o que é a memória RAM e como ela pode impactar a experiência do seu negócio com as mais variadas tecnologias. Boa leitura!

O que é memória RAM? 

A sigla RAM é a abreviatura de Random Access Memory, e pode ser traduzida para o português como Memória de Acesso Aleatório. Na prática, trata-se de um componente responsável por fazer a leitura de informações necessárias para execução do sistema operacional e aplicativos quando estes estão em uso.

Isso significa que a memória RAM é um espaço temporário. Após a conclusão das tarefas, os arquivos são movidos para um ambiente de armazenamento definitivo e ela é zerada.

Para que serve?

A RAM é útil para fazer funcionar tudo que é necessário em um dispositivo, desde o sistema operacional até as aplicações que estiverem ativas em segundo plano. É ela que vai garantir uma experiência fluida durante a utilização de programas e apps, bem como melhorar a função multitarefa.

E como novas ações e aplicativos são requisitados a todo momento no sistema, a memória RAM é de fundamental importância para que eles sejam executados normalmente, sem que nenhuma informação relevante seja perdida.

Como a memória RAM se diferencia do armazenamento? 

Além de entender o que é e para que serve a memória RAM, também é preciso conhecer os pontos de distinção que ela apresenta relativamente à memória de armazenamento. Confira, a seguir.

Funcionalidades 

A RAM é uma ferramenta indispensável para o carregamento do sistema operacional e todos os programas e aplicativos que você usa, melhorando a multitarefa e a velocidade de troca de apps. Enquanto o armazenamento tem a função pura e simples de guardar arquivos e dados.

Quantidade de GB 

A memória interna ou de armazenamento requer uma grande quantidade de GB, tendo em vista que todos os arquivos e documentos ficam salvos neste componente, nos computadores, notebooks e demais dispositivos móveis. 

Como a memória RAM é dedicada à execução de programas e aplicativos, isto é, tudo que existe nela se perde quando o equipamento é desligado, sua proporção de GB é bem menor, se comparada à memória de armazenamento.

Rapidez

A atuação da memória RAM acontece de forma não sequencial. É como se a máquina soubesse exatamente onde encontrar o que precisa, e o acesso aos dados é feito por meio de uma espécie de índice. Portanto, o tempo de resposta é muito mais rápido.

Já a lentidão da memória de armazenamento é justificada por seu funcionamento sequencial — é preciso uma varredura completa até ela achar o que deseja.

Possibilidade de expansão

No que diz respeito à expansividade da memória, ambas podem ter sua capacidade melhorada. Porém, o primeiro passo é descobrir os limites suportados por seu equipamento.

Como definir a memória RAM ideal? 

O segredo para a escolha das melhores configurações de memória RAM é avaliar os objetivos de uso da ferramenta que você pretende adquirir. Um computador para o ambiente corporativo, por exemplo, requer uma memória mais robusta do que para um usuário doméstico.

Como você viu, a memória RAM é um elemento indispensável para que alguns equipamentos tecnológicos entrem em ação e ofereçam uma boa usabilidade. E a escolha das configurações certas é um aspecto determinante para sua satisfação. Por isso, a orientação de profissionais qualificados é altamente recomendada.

Gostou do artigo? Agora que você já sabe a importância da memória RAM para o desempenho dos seus dispositivos, aproveite para descobrir a diferença entre HD e SSD e qual deles é a alternativa certa para seu caso!

Receba nossas dicas gratuitamente em seu e-mail! Assine agora!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.