manutenção preventiva

Manutenção preventiva! Você sabe a importância de fazer?

Transformação digital e Indústria 4.0 são exemplos de termos ligados à tecnologia que você já deve ter ouvido falar. Eles indicam que os processos das empresas dependerão cada vez mais dos computadores e equipamentos digitais. Com isso, a produtividade e a inteligência das organizações melhoram, trazendo resultados mais interessantes para as instituições.

Entretanto, para se certificar de que os computadores continuarão funcionando perfeitamente, é necessário realizar uma manutenção preventiva. Com ela, os equipamentos se tornarão mais rápidos, seguros e eficazes.

Neste texto, você entenderá o que é manutenção preventiva e quais são as principais formas que ela pode ajudar seu negócio. Quer saber mais? Então, confira todas as informações que preparamos para você. Boa leitura!

O que é manutenção preventiva ou periódica?

Computadores e outros equipamentos de pequenos negócios são extremamente importantes para que a empresa consiga executar suas atividades. São esses os dispositivos responsáveis por guardar as informações estratégicas do negócio e dos clientes. Em alguns casos, os processos podem se tornar inviáveis sem os equipamentos.

Por isso, é fundamental contar com uma estratégia que possa garantir a saúde de todos eles de tempos em tempos. Caso seja necessário, pode-se fazer pequenos reparos e mudanças em configurações para garantir que todos os dispositivos funcionarão da maneira esperada.

Quer saber melhor por que essa etapa é tão importante? Confira agora!

Por que é importante?

Veja agora como a manutenção periódica é importante para sua empresa e quais são os benefícios dela.

Redução de custos

Uma empresa pode fazer uma melhor gestão de custos ao realizar a manutenção preventiva dos equipamentos. Para começar, uma manutenção de emergência tende a ser mais cara tanto em mão de obra quanto em compra de novas peças. Ao evitar esse tipo de coisa, a empresa pode diminuir os gastos com esse tipo de ação.

Além disso, a manutenção periódica diminui o tempo em que os equipamentos precisam ficar fora de ação, já que pequenos reparos podem ser realizados mais rapidamente. Com isso, a empresa contará com sua eficiência tecnológica, otimizando os recursos dos colaboradores (sem os equipamentos, pode ser mais difícil desempenhar o trabalho da melhor maneira).

Diminuição de perdas

A falta de manutenção nos dispositivos pode colocar em risco tanto o hardware (as peças) quanto o software (os sistemas). É possível, por exemplo, que um problema no disco se desenvolva com o tempo, aumentando o custo no futuro.

Além disso, os estragos que vírus e aplicativos perigosos podem fazer são grandes. Então, a manutenção programada pode diminuir o número de perdas existentes, otimizando sempre a qualidade dos equipamentos e minimizando os riscos de prejuízos.

É possível, por exemplo, que vários arquivos importantes da empresa sejam perdidos. Nesse sentido, os estragos podem ser muito graves, caso estejam ligados a documentos que não tenham cópias.

Um trabalho interessante é fazer configurações de backups em nuvem para que a instituição tenha sempre uma cópia dos arquivos essenciais do negócio. Assim, os processos ficarão mais seguros.

Melhora no desempenho

Além de diminuir as perdas, a manutenção preventiva é uma das melhores maneiras de aumentar o desempenho das máquinas e equipamentos. Caso haja algum problema com as máquinas, é possível que ele seja comprometido.

Nesse sentido, algumas vezes, os empresários e colaboradores tendem a achar que devem comprar novos equipamentos, quando, na verdade, é necessário apenas fazer uma manutenção para que o desempenho volte a ser adequado.

Outras vezes, eles nem têm conhecimento de como os equipamentos podem ser mais rápidos e executar as mesmas funções com maior velocidade e qualidade.

Aumento da disponibilidade

A disponibilidade dos equipamentos é fundamental para uma empresa, já que sem eles o negócio terá grandes dificuldades para funcionar de forma adequada. Entretanto, sem a devida manutenção, é comum que os dispositivos parem de funcionar de uma hora para a outra, deixando os colaboradores na mão.

Com a manutenção programada, por outro lado, é possível, como o próprio nome diz, programar o momento em que ela vai acontecer, fazendo com que a empresa não sinta falta da máquina ou equipamento.

Dessa forma, pode-se prezar pela saúde de todos os dispositivos, tendo o menor impacto possível na execução das tarefas da empresa.

Redução de erros

Os erros podem comprometer a execução das atividades da empresa. Em alguns casos, eles podem acontecer a qualquer momento e dificultar a execução de vendas ou mesmo de serviços da instituição.

Outras vezes, é possível perder a eficiência, fazendo com que os processos sejam mais demorados e diminuindo a experiência dos consumidores. Com o dia a dia corrido, as pessoas querem ser atendidas no menor tempo possível e sem erros. Quando isso não acontece, a tendência é que elas fiquem irritadas e tendam até mesmo a abandonar o processo.

Com uma manutenção preventiva, é possível diminuir a quantidade de erros e minimizar a seriedade deles quando acontecerem.

Rapidez

Como você viu, a rapidez das etapas empresariais é essencial para que os consumidores tenham uma experiência mais agradável. Além disso, os processos internos também podem ser beneficiados, desde os processos administrativos até a administração de redes sociais.

Como a velocidade é essencial para que os processos sejam executados na empresa, é fundamental contar com uma manutenção preventiva que possa diminuir o tempo de resposta dos dispositivos e deixar o funcionamento mais rápido de cada etapa.

Para saber quando realizar a manutenção preventiva é necessário estudar todo ambiente da empresa, entendendo a quantidade de máquinas e equipamentos utilizados, bem como a intensidade em que são usadas. Por isso, é interessante entrar em contato com uma empresa parceira que possa ajudar nesse processo.

Ainda assim, nenhuma máquina deveria passar mais de 1 ano sem receber uma manutenção programada. As empresas parceiras podem desenvolver um projeto para que o seu negócio tenha o menor impacto possível com elas e se beneficie das diversas vantagens que você viu acima.

Agora que você entende um pouco mais sobre o assunto, que tal fazer um comentário e mostrar quais são suas experiências com manutenção? Aproveite e diga quais são suas principais dúvidas. Estamos ansiosos para ouvir você!

Receba nossas dicas gratuitamente em seu e-mail! Assine agora!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.