Por que investir na infraestrutura de TI em um negócio?

Podemos definir a infraestrutura de TI como todos os aparatos tecnológicos utilizados por uma empresa. Nisso estão incluídos os softwares, os hardwares e até mesmo os recursos humanos envolvidos nos processos.

Nos dias de hoje, investir em uma infraestrutura de TI é muito interessante para as empresas. Afinal, cada vez mais é necessário ter recursos tecnológicos de ponta para desenvolver as atividades de todas as áreas com maestria.

É sobre isso que falaremos neste artigo. A seguir, vamos explicar os benefícios que sua empresa terá ao investir em uma infraestrutura de TI, bem como o que é necessário fazer para que essa estrutura seja sólida. Siga conosco e confira tudo isso agora mesmo!

Conheça os benefícios de investir em infraestrutura de TI em um negócio

Ao investir em uma infraestrutura de TI eficiente, sua empresa terá benefícios diversos. Listamos os principais deles!

Aumento da produtividade

Com uma boa infraestrutura de TI, as empresas têm um aumento da produtividade. Isso se justifica porque, com softwares e hardwares de qualidade, o trabalho é otimizado.

Somente com recursos de TI eficientes é que o empreendimento pode vivenciar a transformação digital. Com a implementação da tecnologia, os empresários e seus colaboradores poderão se dedicar cada vez mais às atividades estratégicas e cada vez menos às operacionais.

Mais qualidade nos serviços e produtos

A qualidade dos produtos e serviços oferecidos pelas empresas também é aumentada quando falamos em investimento na infraestrutura de TI. Essa realidade é evidenciada porque a tecnologia permite que tudo seja muito mais bem controlado, sem que erros passem despercebidos nos processos produtivos.

Com o uso da tecnologia de maneira adequada, também se garante um atendimento de mais qualidade aos clientes. De tal maneira, as pessoas ficarão mais satisfeitas com o seu negócio e voltarão a comprar de você em outras oportunidades.

Redução de custos

Não podemos deixar de citar a redução de custos que as empresas que investem em recursos de TI têm. Como tudo é monitorado e observado com frequência, evita-se, por exemplo, falhas repentinas nos computadores — as quais, muitas vezes, atrasam o trabalho.

Todo o parque tecnológico da empresa é constantemente monitorado e revisado. Assim, manutenções preventivas programadas são realizadas, e os problemas são identificados logo no início.

Diferencial competitivo

As empresas que investem em infraestrutura de TI conseguem se destacar perante a concorrência. O diferencial competitivo é muito grande, tendo em vista que os recursos tecnológicos ajudam a ter mais facilidade com as exigências de mercado, por exemplo.

O próprio fato de ter mais tempo para lidar com as questões estratégicas, deixando as operacionais um pouco de lado, já ajuda os empresários a pensar em ações para se diferenciar dos concorrentes.

Velocidade na tomada de decisões

Quando você tem os recursos de TI bem estruturados numa empresa, os processos são padronizados e, geralmente, relatórios das atividades são confeccionados. Isso contribui para que se tenha velocidade na tomada de decisões, uma vez que é possível se embasar em informações reais para isso.

Em poucos cliques, um gestor de departamento poderá ter noção de como está o andamento das atividades dos seus colaboradores, dos limites de orçamento, entre outras informações que são contidas em relatórios que só podem ser emitidos quando se tem softwares e hardwares eficientes.

Veja como ter uma estrutura de TI sólida e eficiente

Para ter uma infraestrutura de TI sólida e eficiente, é interessante que você siga alguns passos. Na sequência, apresentaremos os principais deles. Acompanhe!

Mapeie as necessidades da empresa

A primeira coisa a ser feita para montar uma boa infraestrutura de TI é mapear todas as necessidades da empresa. Deve-se listar tudo o que é feito pela companhia, em todos os seus âmbitos e áreas.

A ideia é que se possa fazer um levantamento de recursos tecnológicos que podem ser implementados para melhorar as atividades que são desenvolvidas. Assim, torna-se mais fácil identificar os itens que são necessários para que a estrutura de TI seja forte, com recursos interessantes para que as atividades se realizem em sua magnitude.

Foque na segurança das informações

Ao investir em uma infraestrutura de TI, focar na segurança das informações é essencial. Essa necessidade é evidenciada para que dados de clientes, funcionários, fornecedores e outras pessoas sejam preservados, bem como relatórios e documentos sigilosos da companhia, como protótipos de novos produtos, não vazem.

Ainda em relação à segurança, cabe lembrar que deve entrar em vigor brevemente a nova Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). A legislação punirá em até R$ 50 milhões as empresas que não cumprirem protocolos de segurança para os dados de terceiros. Por isso, dar atenção para essa área é tão importante.

Conte com profissionais experientes

De nada adianta ter os melhores equipamentos e programas se você não souber como explorá-los em sua capacidade máxima. Nesse sentido, é interessante que você tenha profissionais experientes trabalhando para a sua empresa.

É claro que pequenos negócios não têm a necessidade de contratar um profissional de TI para trabalhar in loco na empresa. No entanto, é possível ter parcerias com empresas que prestam esse tipo de serviço e que dispõem de mão de obra especializada para o uso eficiente da tecnologia nas companhias.

Escolha computadores e peças de qualidade

Para ter uma infraestrutura de TI forte, também é importante que você escolha bem os computadores e peças que utilizará. É interessante ter uma parceria sólida com uma empresa dessa área, na medida em que isso contribui para evitar a compra de itens de baixa qualidade ou de origem duvidosa.

Da mesma forma, é pertinente verificar as características da empresa parceira que pretende contratar. Se você usa equipamentos da marca Apple, por exemplo, deve contar com uma companhia que seja licenciada e tenha o conhecimento necessário para lidar com esses hardwares.

Como você pode perceber, investir na infraestrutura de TI é muito relevante para um negócio. Por isso, busque sempre boas parcerias para que os resultados coletados na sua empresa sejam os melhores possíveis.

A BukOne está à disposição para ajudá-lo nesse momento. Entre em contato conosco e conheça os nossos serviços agora mesmo!

Receba nossas dicas gratuitamente em seu e-mail! Assine agora!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.