O que você realmente pode esperar da indústria 4.0?

A indústria 4.0 é um novo conceito de produção, que baseia-se na automação dos processos de manufatura, seja qual for o setor da empresa. O termo envolve sistemas como a internet das coisas e Big Data, novas expressões que a 4ª Revolução Industrial trouxe para o mercado.

A indústria 4.0 está trazendo diversas mudanças na maneira em que os produtos são fabricados, impactando também na atuação dos gestores e dos funcionários das organizações. Quer saber mais sobre esse conceito? Confira este artigo que preparamos para você!

O que é indústria 4.0? 

O conceito de indústria 4.0 foi introduzido em 2011 em uma famosa feira de tecnologia na cidade de Hannover, na Alemanha. A iniciativa de propor mudanças no modelo industrial foi muito incentivada, gerando parcerias entre o governo alemão, universidades, empresas de tecnologia e centros de pesquisas do país.

Todas essas mudanças são parte de uma visão mais futurista, porém realista, que propõe a descentralização do controle de processos e o aumento do uso de dispositivos inteligentes interconectados. A evolução pode ser implantada em toda a cadeia de produção das indústrias, seja qual for o setor que ela atua.

O impacto que se espera com a indústria 4.0 pode ser comparado ao que a internet causou no comércio digital, nos meios de comunicação e nas transações bancárias em todo o mundo.

As principais características da indústria 4.0 são:

  • utilização de sistemas inteligentes, que contam sensores capazes de informar aos equipamentos a forma que devem trabalhar e qual vai ser a sua função em cada etapa da produção;
  • coleta de dados para evitar problemas futuros e ter um maior controle da produção;
  • processos compostos de módulos auto-gerenciados, que trocam informações entre si, seja pela internet ou pessoalmente;
  • tornar o chão de fábrica um sistema descentralizado, com comunicação entre máquinas.

Quais são os benefícios da indústria 4.0?

A indústria 4.0 visa melhorar a capacidade dos computadores de forma rápida, para que o volume de informações digitalizadas seja cada vez maior – conceito chamado de Big Data. Esse termo está diretamente ligado a outro: a internet das coisas, que é a maneira como os objetos físicos estão conectados entre si e com os usuários, por meio de sensores inteligentes que transmitem os dados para uma rede

Confira agora outros benefícios da 4ª Revolução Industrial.

Virtualização

Sensores que trabalham com tecnologias como o bluetooth e o RFID (identificação por radiofrequência) são algumas das novidades da indústria 4.0, o que permite que os processos sejam geridos e monitorados de forma remota. Com isso, apenas um coordenador é necessário para controlar toda a fábrica, a qualquer momento e de qualquer lugar.

Capacidade de operação em tempo integral

Os dispositivos inteligentes e interconectados permitem que os dados da produção sejam contabilizados e gerenciados de forma ágil, prática e segura. Dessa maneira, a fábrica pode operar em tempo integral, deixando a tomada de decisões mais fácil por conta da automação dos procedimentos.

Descentralização de processos

Outra inovação tecnológica proposta pela indústria 4.0 é a integração da inteligência artificial com os procedimentos das empresas, melhorando o monitoramento de cada etapa e descartando a espera pelo fim da produção para identificar possíveis erros. Os chamados sistemas cyber-físicos também permitirão que as fábricas operem em módulos independentes, facilitando o aprimoramento dos processos.

Modularidade

Uma das grandes vantagens da nova revolução industrial é a possibilidade de modularizar os equipamentos e as máquinas de produção. A modularidade oferece flexibilidade aos processos, pois cada módulo de produção pode ser acoplado e desacoplado de acordo com as necessidades da demanda.

Com isso, fica mais fácil personalizar os produtos e eliminar o conceito antigo de linha de produção, em que todas as unidades são produzidas igualmente para que o negócio dê lucros. A modularidade também melhora o aproveitamento do espaço interno das empresas.

Redução de custos

Automatizar a fábrica significa reduzir os custos de operação, seja qual for o tipo de indústria. Quando as máquinas têm autonomia e capacidade de programar as próprias manutenções preventivas, a redução de despesas é ainda maior.

A economia de energia também ajuda a minimizar os custos, pois as máquinas mais modernas necessitam de menos recursos para operarem, além da possibilidade da instalação de geradores de energia elétrica, que estão cada vez mais acessíveis. Sendo assim, as empresas vão economizar na conta de luz e manter a alta produtividade ao mesmo tempo.

Aumento da segurança

Com as máquinas cada vez mais conectadas entre si e com a utilização de sensores para monitorar a produção, a operação será muito mais segura, pois é possível prever falhas e evitar que algum problema paralise a linha de produção. Além disso, deixar de depender de operários em tarefas inseguras e repetitivas acaba com a ocorrência de acidentes.

Melhora da conservação ambiental

A indústria 4.0 também traz benefícios para a sustentabilidade, pois otimiza o uso de recursos naturais e diminui o impacto no meio ambiente. No mais, a utilização eficiente de matéria-prima reduz os desperdícios na produção, aumentando a competitividade no mercado.

O que esperar da indústria 4.0 nos próximos anos?

A previsão para a indústria 4.0 é a geração de grandes impactos no mercado de trabalho, bem como nas ofertas de mão de obra. Além disso, espera-se que as atividades repetitivas e perigosas sejam substituídas por máquinas e recursos automatizados.

Isso significa que a demanda por profissionais cada vez mais capacitados vai aumentar gradativamente e o conhecimento técnico não será apenas um diferencial, mas uma qualidade exigida pelos contratantes. Portanto, formações voltadas para o setor tecnológico, que envolvem habilidades e conhecimentos de TI, serão altamente valiosas para as fábricas inteligentes.

Nesse contexto, os profissionais devem se adaptar para o novo cenário da indústria, trazendo novas atitudes e habilidades para colaborar com a evolução das empresas.

Como você viu neste artigo, a chegada da indústria 4.0 tem trazido inúmeros benefícios para as empresas, revolucionando a maneira de produzir e de gerir os negócios. Com isso, certamente serão exigidos profissionais mais qualificados e adaptados às novas tecnologias.

Agora que você já conhece os principais benefícios da indústria 4.0, compartilhe este artigo nas redes sociais para que mais pessoas saibam das vantagens desse conceito!

Receba nossas dicas gratuitamente em seu e-mail! Assine agora!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

1 Comentário

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.