Descubra como fazer uma gestão de TI eficiente!

A área de tecnologia se desenvolve de maneira muito rápida nas organizações, de modo que é preciso estar sempre atento às novidades do setor para o desenvolvimento de uma boa gestão de TI.

Porém, muitos empresários falham ao associar a área de TI como um setor que só serve para “apagar incêndios”, ou seja, para consertar um computador que estragou, corrigir uma falha no sistema operacional etc. O trabalho vai muito mais além e envolve também o planejamento estratégico.

Para que você compreenda mais sobre o tema e saiba como a gestão de TI deve ser aplicada de maneira eficiente na sua empresa, siga a leitura. Na sequência, esclareceremos as principais dúvidas sobre o assunto.

O que é a gestão de TI e que impactos ela traz para os negócios?

Podemos definir a gestão de TI como o conjunto de atividades e soluções que envolvem os recursos computacionais de uma companhia. Ela engloba a recepção, o acolhimento e o acesso às informações nas rotinas do negócio.

A gestão de TI, como explicamos, não se limita apenas ao reparo ou conserto de itens do parque tecnológico da empresa. Ela também está relacionada ao planejamento estratégico da companhia.

Os gestores de TI podem contribuir com pesquisas e análises para que a tecnologia possa ser utilizada de forma mais coerente nas empresas. Podem ser sugeridos equipamentos e formas de trabalho para que o tempo de execução das atividades seja otimizado e se ganhe em produtividade, por exemplo.

Também faz parte da gestão de TI ter cuidado com os backups, armazenamento de dados em nuvem e a criação de políticas de uso de informações nas empresas, cumprindo assim obrigações, como as previstas na Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).

Afinal, como fazer uma boa gestão de TI?

Para fazer uma gestão de TI eficiente é preciso que sejam dados alguns passos. Veja, a seguir, quais são eles!

Faça um bom planejamento

Para que a gestão de TI se desenvolva em sua plenitude, é preciso que se tenha um planejamento adequado. É preciso que sejam listadas todas as tarefas e atividades que são realizadas pelo setor.

No planejamento de TI, o líder do setor deve definir um orçamento para cada atividades que será executada, os recursos físicos e humanos envolvidos e as metas e prazos que devem ser cumpridos.

Acompanhe o desenvolvimento

Além de elaborar o planejamento estratégico de TI, também é importante que os gestores acompanhem o trabalho realizado de perto. Não é recomendado que o setor se mantenha isolado de outras áreas da empresa! Deve-se realizar um trabalho em conjunto para que se possa tirar o máximo de proveito nos conhecimentos em tecnologia.

Gareth Morgan, conceituado autor da área da administração, no livro “Imagens da organização”, classifica as empresas em metáforas, sendo que uma delas é a máquina. Na visão desse estudioso, as empresas funcionam como mecanismos e cada área ou setor tem uma responsabilidade determinada.

Assim sendo, a área de TI deve ser vista como uma importante engrenagem para essa grande máquina que é a companhia. De tal modo, deve estar sempre disposta a ajudar outras áreas a se desenvolverem tecnologicamente e coletarem mais resultados positivos nas operações.

Tenha um suporte técnico especializado

Para as pequenas e médias empresas, muitas vezes, não é viável ter um setor de TI próprio, tendo em vista que não há tanta demanda para ser executada. Logo, contratar uma equipe de profissionais para o setor de tecnologia geraria apenas gastos e pouco retorno para a organização.

Nessas situações, o mais adequado é que se faça a contratação de um suporte técnico especializado. Na prática, as empresas menores devem terceirizar a área de TI, contando com profissionais com grande expertise, que possam suprir suas demandas.

Mantenha a sua empresa sempre atualizada

A gestão de TI de uma empresa precisa estar sempre atualizada, seguindo o uso de novos recursos, bem como os parâmetros éticos e legais vigentes. A recente Lei Geral de Proteção de Dados, por exemplo, prevê uma série de prerrogativas legais envolvendo a área de tecnologia.

As empresas que não cumprirem essa legislação poderão ser multadas em até R$ 50 milhões. Por isso, manter-se sempre atualizado é muito importante para você.

Quais são os impactos da gestão de TI no negócio?

Ao desenvolver uma gestão de TI eficiente no negócio, os resultados positivos logo serão visíveis. Entre eles, destacamos alguns. Acompanhe!

Maior eficiência nas tarefas

Com uma boa gestão de TI há maior eficiência nas tarefas realizadas. Isso porque os profissionais de tecnologia poderão acompanhar as novidades da área e desenvolver ações de maneira mais correta.

Também serão usados os melhores hardwares e softwares do mercado, tendo em vista que os profissionais de TI sabem indicar os melhores equipamentos e programas para o uso das atividades. 

Otimização de processos 

Os processos também são otimizados quando se faz uma gestão de TI eficiente. Isso porque, com o uso das ferramentas adequadas, muitas atividades podem ser automatizadas e desenvolvidas de forma mais rápida.

Na prática, os colaboradores poderão a dedicar mais tempo para o desenvolvimento de ações estratégicas, tendo em vista que a burocracia ficará por conta dos softwares de gestão e outros recursos tecnológicos.

Relacionamento com os clientes

O relacionamento com os clientes também se torna mais eficiente quando se investe em uma boa gestão de TI. Isso porque o setor poderá desenvolver recursos e ações para que se possa aumentar a efetividade de call centers e contact centers.

A comunicação tende a ser mais efetiva, com o uso de bons programas e recursos. Por isso, fazer as ações de relações públicas poderão ser implementadas com maior facilidade e os resultados alcançados serão mais positivos.

Agora você já sabe um pouco mais sobre como fazer uma gestão de TI eficiente em sua empresa e quais benefícios essa prática proporciona. Esperamos que nosso conteúdo tenha sido útil para você.

Para saber mais sobre tecnologia e assuntos relacionados, recomendamos que curta nossa página no Facebook. Lá, você vai encontrar muitas novidades e assuntos interessantes para aperfeiçoar ainda mais seu negócio.

Receba nossas dicas gratuitamente em seu e-mail! Assine agora!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.