Gestão de equipe virtual: 4 dicas para gerenciar seu time de TI

A pandemia do novo coronavírus fez com que a maioria das empresas tivesse que migrar para o modelo de trabalho em home office. Assim, a gestão de equipe virtual se tornou uma realidade, fazendo com que gestores precisassem adquirir novos hábitos para poderem continuar desenvolvendo suas atividades.

É interessante saber que, de acordo com um estudo feito pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), o home office deverá ter um aumento de 30% no Brasil, mesmo quando a pandemia for totalmente superada. Logo, saber sobre gestão de equipe virtual é algo que deve realmente fazer parte do dia a dia dos empresários.

Pensando nisso, veja, a seguir, 4 dicas para gerenciar um time de TI a distância e ter sucesso nessa atividade!

1. Defina quais são as expectativas da equipe

Ao implementar o modelo home office, é importante que o gestor de TI defina quais são as expectativas da sua equipe. O gestor deve conhecer os anseios profissionais de cada um dos seus colaboradores, mesmo que o trabalho seja feito a distância.

A ideia é que possam ser trilhadas trajetórias profissionais para os colaboradores, dando a eles a possibilidade de crescer e seguir um caminho de crescimento na companhia. Isso é essencial para ter colaboradores engajados.

2. Documente as informações importantes

As informações importantes devem ser documentadas pelo gestor da equipe. É interessante fazer relatórios sobre as atividades realizadas, indicando se elas tiveram sucesso ou não.

A ideia é que os documentos sirvam como diretrizes para quando for preciso refazer essas atividades.

3. Faça reuniões de feedback

Quando se faz a gestão de equipe virtual, as reuniões de feedback são importantes. Recomenda-se que, pelo menos uma vez por semana, o líder promova um encontro com os seus liderados, para que eles tragam um retorno acerca das atividades que estão desenvolvendo.

Para promover essas reuniões, podem ser usados programas que possibilitem as videoconferências, como o Zoom e o Skype.

4. Utilize recursos tecnológicos

É essencial que a gestão de equipe virtual seja feita por meio de recursos tecnológicos. Para isso, o investimento em equipamentos e recursos necessários para o desenvolvimento desse trabalho é tão importante.

Os recursos tecnológicos que podem ser utilizados são diversos. Como comentamos, as ferramentas de videoconferência são a melhor opção para a realização de reuniões online. Por sua vez, outras atividades demandam outros tipos de recursos.

Para a comunicação do dia a dia, ferramentas de comunicação síncrona e assíncrona, como o Slack, o Trello e o Telegram são interessantes. Não se recomenda o uso de recursos que são comumente utilizados para a troca de mensagens pessoais, como o WhatsApp, para que os assuntos de trabalho não se misturem com a vida privada de cada pessoa.

Essas são as nossas dicas para que você possa fazer uma boa gestão virtual de um time de TI. Esperamos que elas sejam úteis e que você possa colocá-las em prática na sua empresa.

Gostou deste artigo? Compartilhe-o em suas redes sociais para que mais pessoas tenham acesso a ele e possam ter sucesso ao realizar o trabalho de gestão de equipe virtual!

Receba nossas dicas gratuitamente em seu e-mail! Assine agora!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.