Veja 9 ótimas dicas para usar Macbook!

Quando alguém compra um computador da Apple, geralmente tem dúvidas sobre como utilizá-lo. Afinal, a maioria das pessoas aprende a usar os equipamentos Microsoft e têm dificuldade quando migra de marca. Pensando nisso, desenvolvemos este artigo com 9 dicas para usar Macbook. Esperamos que elas sejam úteis para você!

Nós, da BukOne, somos especialistas em produtos Apple e conhecemos seus sistemas com profundidade. De tal maneira, conseguimos preparar as melhores sugestões para você. Acompanhe agora mesmo e informe-se!

1. Shift + Clique para maximizar 

Quando você quiser maximizar uma janela que está em tamanho menor, não precisa usar o mouse para clicar no canto inferior da tela. Existe um atalho no teclado que facilita muito essa tarefa, o Shift + Clique. 

Para usá-lo, basta pressionar a tecla Shift e depois clicar na opção maximizar na tela. Esse sinal é a terceira daquelas três bolinhas que aparecem no topo das janelas no sistema iOS para Macbooks.

2. Busca facilitada

Procurar um arquivo no Macbook também pode ser facilitado, de modo que a tarefa seja executada muito rapidamente. Para isso, basta que você use um atalho do teclado, segurando o Command e o Espaço.

Ao acionar esse comando, uma janela de busca se abrirá na tela. Ali, basta que você digite o nome do arquivo que deseja acessar e será mostrado em qual pasta ou diretório ele se encontra.

3. Quick Look

O Quick Look é uma das mais interessantes dicas para Macbook. Com essa ferramenta, fica mais fácil visualizar imagens e textos, quando muitos arquivos estão guardados na mesma pasta.

Para usar o Quick Look basta selecionar um arquivo qualquer e clicar na tecla Espaço. Abrirá uma janela pequena com uma pré-visualização dos arquivos. Com as setas do teclado, você pode passar para o lado e visualizar os demais itens da pasta.

Para sair do Quick Look, basta pressionar novamente a tecla Espaço e a ferramenta de pré-visualização será fechada.

4. Captura de tela

Algo simples de fazer nos computadores da Apple e que faz parte das excelentes dicas para Macbook é a captura de tela. Se você quer salvar a imagem de uma tela, o famoso “Print Screen”, basta seguir alguns comandos de teclado.

Existem três opções diferentes de comandos que podem ser acionados, cada um deles dando forma a uma função específica. São eles:

  • o atalho “Command + Shift + 3” captura toda a área da sua tela;
  • o atalho “Command + Shift + 4” possibilita que você selecione uma área da tela a ser capturada;
  • o atalho “Command + Shift + 4 + Espaço” faz a captura de apenas uma janela específica.

5. Navegação por aplicativos abertos

Quer navegar pelos aplicativos e softwares que estão abertos no seu Macbook, mas sem usar o mouse? Isso é possível e fácil de se fazer, basta que você utilize o comando Command + Tab.

Ao fazer isso, uma pequena janela se abre no meio da tela, com todos os programas sendo mostrados. Assim, é só escolher o aplicativo que você deseja e ele abrirá automaticamente.

6. Instalar e desinstalar programas e aplicativos

Se existe algo simples de ser feito nos Macbooks é a instalação e desinstalação de programas e aplicativos. Para baixar novos recursos, basta acessar a Mac Apple Store e fazer os downloads da lojinha, assim como se faz no iPhone.

A desinstalação também é muito prática! Basta que você mova os ícones dos programas para a lixeira e eles estão excluídos. Depois disso, se quiser se livrar deles para sempre, é só esvaziar seu lixo e os aplicativos definitivamente estarão fora do seu computador.

7. Ativação do iCloud

Uma das maiores vantagens de usar um Macbook é poder utilizar o iCloud, o serviço de armazenamento em nuvem da Apple. Ele possibilita que você possa acessar fotos, documentos, vídeos, músicas, textos e qualquer tipo de arquivo, em qualquer dispositivo da marca.

Assim, se você usa um Mac de mesa na empresa, por exemplo, e um Macbook pessoal, pode compartilhar seus arquivos no iCloud e acessar em ambas as máquinas. Tudo de forma prática e rápida.

As vantagens do iCloud, no entanto, não param por aí! Você também pode sincronizar o Macbook com seu iPhone e iPad. De tal maneira, os equipamentos ficarão conectados ao computador e você poderá acessar seus apps em todos os dispositivos que utiliza, o que dá muito mais praticidade para seu dia a dia.

8. Finalização de programas travados

Estava usando seu computador e ele travou? É raro isso se passar em Macbooks, mas, caso aconteça, é bom saber como finalizar os programas que estão emperrando o uso das outras funções, não é mesmo?

Para isso, nossa dica é usar um comando no teclado, “Command + Option + Enter”. Esse caminho levará a um utilitário que dará a opção de encerrar o programa que está travado, de uma vez por todas.

Outra maneira de fazer a finalização é clicando no ícone da maçã. Uma lista se abrirá e você deve escolher a opção “Forçar Encerrar Aplicativos”. Feito isso, é só escolher o app que deseja finalizar naquele momento.

9. Transferência de arquivos do Windows para Macbook

Se você é um usuário novo dos computadores da Apple e quer transferir os arquivos de um notebook com sistema operacional Windows para o Macbook, pode usar o assistente de migração.

Trata-se de uma ferramenta que deve ser baixada nos dois computadores e que copia todas as informações do computador antigo e transfere para o novo, de forma automática. Tudo de maneira rápida, sem que você precise usar pen drives, HDs externos ou CDs para fazer essa transferência.

Conhecer essas dicas para usar Macbook pode facilitar muito a forma como você executa seus trabalhos e atividades com equipamentos Apple. Lembre-se de que essa é uma das melhores e mais respeitadas marcas de tecnologia. Por isso, considere utilizá-la.

Conte também com uma assistência técnica que seja especialista em produtos Apple, como nós, da BukOne. Para saber mais sobre nossos serviços ou se precisar de qualquer ajuda, entre em contato conosco! Teremos satisfação em ajudar você.

Receba nossas dicas gratuitamente em seu e-mail! Assine agora!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.