desempenho de computadores

Veja 5 softwares para medir o desempenho de computadores!

Na área de TI, chamamos de benchmark a estratégia que visa verificar e comparar as performances das máquinas. A ideia é que o desempenho de computadores seja testado para que se saiba quais melhorias podem ser realizadas no equipamento, para que ele seja melhor aproveitado na empresa ou em casa.

Existem diversos programas que podem ser utilizados para fazer o benchmark e é sobre isso que falaremos neste artigo. Vamos explicar quais são os softwares mais utilizados e trazer informações sobre como você pode usá-los.

Gostou da ideia e quer aprender como monitorar o desempenho de computadores da sua residência ou empresa? Então é só seguir a leitura nos tópicos a seguir. Continue conosco e confira agora mesmo.

1. 3DMark

O 3DMark é um dos programas mais populares quando falamos em softwares para mensurar o desempenho de computadores. Trata-se de um sistema pago, mas que pode ser acessado também de forma gratuita, em alguns casos.

O foco desse programa é analisar o desempenho do computador em relação a jogos, de modo que é mais voltado, portanto, para máquinas que são utilizadas em casa, para o lazer, e não no mercado corporativo.

O 3DMark apresenta três tipos de testes que podem ser realizados pelo jogadores de games:

  • Fire Strike: indicado para computadores gamers de alto desempenho;
  • Cloud Gate: indicado para testes em notebooks utilizados para jogos;
  • Ice Storm: recomendado para tablets, computadores menores e até mesmo smartphones utilizados para jogos.

Ao usar o programa, que pode ser baixado gratuitamente, os testes são feitos e comparados com os de outros usuários que estiverem online. Assim, é possível verificar quais itens do seu equipamento necessitam de melhorias, para apresentar um melhor desempenho para jogar online.

2. PCMark

O PCMark foi desenvolvido pelos mesmos criadores do 3DMark, porém tem um foco diferente. Esse é mais indicado para o setor empresarial, em sua versão paga. A versão gratuita, por sua vez, é mais recomendada para os computadores domésticos.

Esse programa possibilita que a sua máquina seja comparada com as de outros usuários em relação a atividades comuns de serem desenvolvidas, tanto no meio empresarial, quanto no uso doméstico.

A escrita de textos, a navegação em sites na internet, o acesso a fotos e vídeos, as videoconferências e os jogos online são exemplos de serviços que são testados.

O download do programa é gratuito e pode ser feito em sua página na web, porém, se quiser ter mais recursos disponíveis, precisará baixar uma versão paga. Ao baixar o software, você terá acesso a uma plataforma que analisa o seu computador e o compara com outros usuários.

É dada uma nota à sua máquina, que pode servir para fins comparativos com outros hardwares. Nas empresas, isso é interessante para verificar investimentos de melhorias que precisam ser realizadas na área de TI.

3. User Benchmark

Assim como os outros programas citados, o User Benchmark tem o objetivo de analisar o desempenho de computadores, comparando-os com outras máquinas. Nesse caso, é gerado um relatório que considera diversas questões.

A memória RAM, a placa gráfica e o sistema operacional do computador são elementos que servem como base para o User Benchmark, que pode ser utilizado tanto em computadores de mesa, quanto em notebooks.

O programa é totalmente gratuito, não havendo versões pagas. Assim sendo, basta você fazer o download, que está disponível no site do próprio User Benchmark. Depois disso, é preciso fazer a instalação do programa e uma plataforma de acesso será mostrada.

Nessa plataforma, basta clicar no botão “Run” para que uma varredura comece a ser realizada e, em poucos minutos, o diagnóstico do seu computador seja apresentado.

Uma página na web se abrirá, mostrando como o seu computador tem um desempenho para as seguintes atividades:

  • gaming: uso da máquina para jogos;
  • desktop: uso para tarefas recorrentes do dia a dia, como digitar um texto;
  • workstation: uso para tarefas de trabalho nas empresas, como videoconferências e reuniões online.

4. Powermark

O Powermark é desenvolvido pelos fabricantes que também criaram o 3DMark e o PCMark. Esse programa é exclusivo para notebooks e busca testar o desempenho das baterias dos computadores móveis.

A ideia é que o usuário possa verificar quanto tempo poderá usar o dispositivo sem conectá-lo à tomada, em situações nas quais isso não é possível. São consideradas questões como a energia utilizada, o consumo que cada atividade desempenhada na máquina necessita etc.

Assim sendo, o usuário poderá fazer adaptações para que a bateria dure mais tempo. Isso é muito importante para quem usa computadores fora de um escritório, como vendedores externos, por exemplo.

Para utilizar o programa, basta fazer o download, que é gratuito. Depois disso, é necessário instalar o software no computador e acessá-lo. Ele mostrará a sequência para a realização do teste e, ao final, mostrará quanto tempo, em média, durará a bateria do notebook.

5. SiSoftware Sandra

O SiSoftware Sandra é um programa que tem algumas funções gratuitas e outras pagas. Para baixá-lo, basta acessar o seu site e prosseguir com o download. Depois disso, deve ser feita a instalação no computador e seguir os passos propostos para utilizá-lo.

Esse sistema é muito interessante pelo fato de mensurar as atividades do computador de forma separada. É possível, por exemplo, ver o desempenho isolado da memória, da placa de vídeo, da placa mãe, dos sistemas de criptografia, entre outras atividades.

Conhecer essas particularidades das máquinas é importante, sobretudo para as empresas. Isso porque, dessa maneira, será possível diagnosticar o que está causando a lentidão em um computador, por exemplo. Assim, fica mais fácil melhorar o computador, colocando mais memória, se esse for o recomendado, ou fazer as devidas adaptações.

Entendido o que é benchmark e quais são os principais softwares para medir o desempenho de computadores? Agora é só verificar qual dos programas é o mais interessante para a sua casa ou negócio e fazer os devidos testes.

Caso tenha ficado com alguma dúvida, deixe um comentário no espaço abaixo. Para a gente, será muito satisfatório poder contribuir para que você esclareça todos os questionamentos que tiver sobre o assunto.

Receba nossas dicas gratuitamente em seu e-mail! Assine agora!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.