crimpagem-de-cabos-de-rede

Crimpagem de cabos de rede: o que é e como funciona?

A maioria das empresas conta com uma rede de computadores e servidores para realizar seus serviços e armazenar dados importantes. Ao fazer uma conexão de computadores, são necessários os cabos de rede, que podem ser encontrados prontos em comprimentos menores ou muito maiores do que o necessário.

Para resolver esse problema, a crimpagem de cabos de rede permite que você faça um cabo do tamanho que quiser, sem precisar encomendar um. Quer entender como esse procedimento funciona? Continue a leitura!

O que é crimpagem de cabos de rede?

A crimpagem consiste na montagem de cabos de rede. Esse procedimento é feito principalmente quando há a necessidade de ter um cabo com um comprimento diferente do que se encontra no mercado.

Hoje em dia, é muito comum existirem redes de computadores, seja em pequenas ou grandes organizações. Além disso, muitas residências contam com algum tipo de rede, principalmente com o aumento da prática de home office. Nesse contexto, os cabos se tornam peças fundamentais, já que são eles os responsáveis pela transmissão de dados.

Os cabos são, ainda, muito importantes para a qualidade da conexão da internet. As conexões por cabo são mais estáveis, confiáveis e rápidas do que as conexões por Wi-Fi, proporcionando uma perda menor de pacotes.

Por esse motivo, a crimpagem de cabos de rede merece uma atenção especial, o que começa com uma boa organização dos cabos. Para isso, deve-se levar em conta alguns fatores, como o tamanho máximo dos cabos e a maneira como seus plugues vão ser crimpados.

Como fazer a crimpagem de cabos de rede?

Para iniciar a crimpagem, separe todas as peças e ferramentas necessárias:

  • alicate para crimpar cabos ou estilete;
  • cabo de rede de tamanho suficiente para o que você precisa;
  • dois conectores RJ-45.

Uma dica importante: mesmo que sejam necessários apenas dois conectores RJ-45, é interessante comprar algumas peças a mais, pois eles podem quebrar durante a crimpagem.

Com todos os itens necessários em mãos, siga o passo a passo descrito a seguir para fazer a crimpagem de cabos de rede.

Corte os cabos no comprimento necessário

O alicate específico para a crimpagem de cabos de rede apresenta duas lâminas: uma para cortar a capa do cabo e uma para cortar os fios internos. Sendo assim, corte o cabo no comprimento que atenda às suas necessidades, sempre deixando uma sobra para evitar erros.

Remova a capa

Retire aproximadamente 4 centímetros de capa das duas extremidades do cabo de rede para expor os quatro pares de fios, com muito cuidado para não cortá-los ou danificá-los. O alicate de crimpagem apresenta um furo próprio para esse serviço, mas, caso você não tenha um, você pode utilizar um estilete. Nunca utilize tesouras ou facas.

Separe os fios

O próximo passo é separar os quatro pares de fios trançados, procurando deixá-los os mais retos possíveis. Cada par apresenta uma cor — azul, verde, laranja e marrom —, sendo que alguns cabos de rede apresentam os pares separados por uma cor mais forte e uma mais fraca.

Posicione os fios

Agora é o momento de colocar os fios na ordem correta. Tecnicamente, você pode deixar os fios na ordem que quiser, desde que as duas extremidades sejam ordenadas da mesma maneira. Contudo, os cabos Ethernet têm padrões específicos para a sequência da fiação, conhecidos como T-568A e T-568B.

A diferença entre esses dois modelos é que os fios laranja e verde são comutados. Nos cabos comuns, é possível utilizar qualquer um dos padrões nas duas pontas.

Corte as pontas dos fios

Com o auxílio da lâmina do alicate, corte as pontas dos fios para que todos fiquem do mesmo comprimento e alinhados, pois isso pode fazer toda diferença no sucesso da crimpagem de cabos de rede.

Em seguida, meça o comprimento deles com o conector RJ-45 e corte as pontas de modo que o início do cabo encapado fique dentro do conector. Isso aumenta a durabilidade do cabo.

Finalize a crimpagem

Depois de cortar as pontas dos fios, certifique-se de que eles ainda estão na posição correta nas duas extremidades e segure-os bem firme, para evitar que eles saiam da ordem. Em seguida, pegue o conector RJ-45 e mantenha a parte superior dele de frente para você. Os cabos devem ser posicionados dentro dele, com os fios verdes sempre à esquerda.

O cabo de rede deve ser empurrado até o final do conector, de modo que as pontas dos fios alcancem o limite máximo da peça. Verifique se os fios ainda estão na ordem certa e, se algum deles tiver saído da posição, reinicie o processo.

Por fim, empurre o conector na entrada do alicate de crimpagem e pressione-o com força para realizar a crimpagem. Depois, é só repetir esse procedimento com a outra extremidade do cabo.

Quais cuidados devem ser tomados?

A crimpagem de cabos de rede não é um processo complicado, mas exige muita atenção e certos cuidados de quem está realizando esse serviço. Por isso, existem algumas recomendações para a hora de fazer a instalação, como:

  • o comprimento máximo dos cabos de rede deve ser de 100 metros, aproximadamente;
  • nunca esmague o cabo, pois isso pode comprometer a sua estrutura;
  • não passe os cabos de rede junto à rede elétrica, pois isso pode causar interferências na conexão e gerar perdas na eficiência de transmissão;
  • faça o teste de conexão dos cabos antes de colocá-los na instalação definitiva;
  • se for necessária a utilização de calhas ou de tubos para levar os cabos, é indicado que eles sejam passados antes da crimpagem, pois os cabos de rede passam mais facilmente pelas tubulações sem os conectores RJ-45;
  • Caso você não tenha experiência, procure contratar uma equipe especializada para fazer esse procedimento, evitando o desperdício de materiais e de tempo.

Com esse passo a passo, todos os seus cabos ficarão prontos para serem usados, permitindo que você monte e instale suas redes tranquilamente.

Como você viu neste artigo, a crimpagem de cabos de rede é um procedimento muito importante para o bom funcionamento de uma rede de computadores. Por isso, ela requer alguns cuidados, sendo o mais indicado que seja realizada por alguém que tenha conhecimento sobre o assunto.

Quer saber mais sobre nossos produtos e serviços? Entre em contato conosco!

Receba nossas dicas gratuitamente em seu e-mail! Assine agora!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.