descubracomoserprodutivonohomeofficeemelhorarosresultados

Descubra como ser produtivo no home office e melhorar os resultados

Saber como ser produtivo no home office é uma skill cada vez mais relevante para os profissionais da área de TI. Afinal, o trabalho realizado em casa é necessário no momento atual, para evitar a disseminação descontrolada do novo coronavírus e evitar a superlotação dos hospitais.

Apesar de a pandemia ter causado uma grande crise em praticamente todos os setores da economia, ela também trouxe à tona um avanço da transformação digital. Há a expectativa que o modelo home office cresça em até 30% nos próximos anos, por exemplo.

Veja, a seguir, algumas dicas sobre como ser produtivo no home office e se preparar para essa situação, que é nova para muitos profissionais de tecnologia da informação.

Crie um ambiente de trabalho adequado

O primeiro passo para ter sucesso no home office é criar um espaço de trabalho adequado. É importante que você tenha um local confortável e adequado para trabalhar, evitando barulhos ou distrações.

Se você mora com a família, por exemplo, precisa ficar em um lugar mais isolado, em que não haja muito barulho, para que você possa manter a concentração e ter um bom rendimento nas atividades.

Defina horários

Com o crescimento da prática do home office, cada vez mais, os profissionais são cobrados pelas atividades executadas e não pelo cumprimento da carga horária. Na área de TI, em que as operações são organizadas em projetos, isso é ainda mais comum.

Isso faz com que você tenha liberdade para organizar as suas demandas e trabalhar em horários alternativos. Porém, para que se possa seguir uma rotina saudável, recomenda-se que você escolha determinados momentos do dia para trabalhar, de forma clara e organizada.

Utilize ferramentas de otimização de processos

São diversas as ferramentas de otimização de processos que podem ser utilizadas por quem deseja saber como ser produtivo no home office. Para reuniões online, por exemplo, recursos como o Zoom e o Microsoft Teams têm se tornado muito populares.

Para a comunicação do dia a dia, mensageiros eletrônicos como o WhatsApp, o Telegram e o Slack são boas alternativas.

Estabeleça limites

Assim como você não pode deixar de cumprir todas as suas demandas, também não é recomendado o trabalho em excesso. Por isso, estabeleça limites sobre a quantidade de tempo trabalhada.

O ideal é manter uma agenda organizada, com todas as atividades que devem ser feitas durante a semana, organizadas por ordem de prioridade.

Invista em equipamentos de qualidade

Ter bons equipamentos é essencial para trabalhar bem em home office. Por isso, vale a pena investir em cadeiras confortáveis, bons computadores, carregadores para os dispositivos móveis etc.

Para cumprir o isolamento social, você pode fazer as compras em lojas virtuais, que vendam esse tipo de produto.

Agora você sabe como ser produtivo no home office! Siga as nossas dicas e lembre-se de cuidar bem da saúde e fazer pausas regulares, para que você seja ainda mais produtivo.

Quer receber mais dicas? Então continue no blog e saiba, em seguida, como aplicar automação empresarial nos negócios. Temos certeza de que a leitura será bastante proveitosa para você

Receba nossas dicas gratuitamente em seu e-mail! Assine agora!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.