Entenda como um bom backup de dados impacta uma empresa e como fazê-lo

O backup de dados pode fazer toda diferença na administração de uma empresa. Esse simples hábito evita que, em caso de falha no sistema ou ataque de hackers, os arquivos e registros mais importantes sejam perdidos.

Ter uma cópia dos arquivos e do banco de dados da empresa minimiza os riscos de perder as informações, evitando a ocorrência de retrabalhos e da queda na produção da organização. Além disso, o backup pode ser feito de diversas maneiras, com ou sem a utilização da internet.

Quer saber mais sobre os benefícios do backup de dados? Continue a leitura deste artigo!

O que é o backup de dados?

O backup de dados consiste em armazenar documentos, arquivos, contas e outras informações importantes para a empresa em um local externo ao computador da organização. O principal objetivo disso é evitar que esses materiais se percam ao longo do tempo.

Existem diversos fatores que podem ocasionar a perda de dados importantes para a empresa, como ataques virtuais de hackers, incêndios, enchentes e falta de luz. Quando um desses eventos acontece, causa prejuízos econômicos e de tempo para recuperar todas as informações perdidas. Assim, muitas atividades devem ser refeitas, o que gera retrabalho e queda na produtividade da equipe.

Quais são os principais tipos de backup de dados?

Como dito anteriormente, existem diversas maneiras de fazer o backup de dados de uma empresa. Veja agora quais são as principais e evite prejuízos na sua organização.

Backup doméstico

O armazenamento doméstico de dados é o mais simples, pois consiste em guardar os arquivos importantes em um HD externo. Esse tipo de backup é recomendado para pequenas empresas e profissionais que trabalham em casa, pois é a opção mais em conta. 

Por ser gravado em equipamentos que são suscetíveis a danos externos e extravios, essa solução é a mais vulnerável. Contudo, é a forma mais rápida e simples de guardar uma cópia dos dados. Além disso, o armazenamento doméstico pode ser feito juntamente com outros métodos, pois conferem uma segurança extra se houver problemas em outro tipo de backup.

Backup em Nuvem

O backup em nuvem não utiliza drives físicos, pois guarda todos os arquivos em servidores online. O custo desse tipo de armazenamento de dados é mais baixo do que ter um servidor próprio, pois não demanda manutenções periódicas e ajustes na capacidade de armazenamento. O Google Docs e o Dropbox são exemplos de ferramentas de armazenamento de dados em nuvem. 

Além dos servidores, o desempenho do backup em nuvem depende da velocidade da internet: quando é alta, os dados são carregados mais rapidamente. No mais, esse tipo de armazenamento permite que os novos arquivos sejam salvos em tempo real.

Por ser um sistema 100% virtual, a nuvem é suscetível à invasão de hackers e, portanto, é importante contratar empresas e plataformas com boa reputação no quesito segurança.

Backup Completo

No backup de dados completo, é feita a cópia de tudo que há no sistema da empresa. Ou seja, são salvos todos os arquivos da organização, e não somente os novos ou modificados. Por isso, esse tipo de armazenamento demanda muito mais espaço e tempo para ser concluído, apesar de ser mais seguro.

A grande vantagem do backup completo é ter uma cópia íntegra de todas as informações e arquivos, possibilitando a recuperação de forma total e mais ágil.

Backup Incremental

Esse tipo de armazenamento é recomendado para empresas maiores, com alto volume de geração de dados. Normalmente, o backup incremental é feito depois de um backup completo, pois ele guarda apenas os arquivos que foram modificados a partir do último backup. Por isso, o tempo e espaço necessários para o armazenamento são menores.

Contudo, a recuperação de arquivos se torna mais lenta, pois é preciso verificar qual foi o último armazenamento completo antes de encontrar a alteração.

Quais são as vantagens de fazer o backup de dados?

Além da possibilidade de recuperação de arquivos perdidos, existem outras vantagens que fazem do backup uma ferramenta essencial para qualquer empresa. Confira as principais.

Segurança

O backup de dados, principalmente na nuvem, diminui a possibilidade de acesso às informações sigilosas da organização por pessoas não autorizadas, pois elas ficam guardadas em servidores modernos e gerenciados por empresas especializadas em proteção de dados. Existem diversos recursos para evitar a violação dos arquivos, como o isolamento de conteúdos e a utilização de protocolos avançados para validar os acessos.

Economia de espaço

Essa vantagem acontece em armazenamentos online, pois não há necessidade de ter uma sala apenas para os servidores ou um armário cheio de HDs. Com isso, a empresa pode otimizar o espaço físico das suas instalações.

Flexibilidade

Armazenar os dados em um só lugar permite que eles sejam salvos constantemente, evitando a perda de informações importantes para o negócio. Além disso, com o backup na nuvem, é possível acessar os arquivos de qualquer lugar e a qualquer momento, sem precisar ir ao escritório.

O backup de dados também permite restaurar rapidamente os registros em servidores secundários quando ocorrem problemas como ataques de vírus, panes, exclusões por engano, entre outros.

Suporte especializado

Poder contar com uma equipe de suporte especializado em backup de dados é um diferencial importante, pois possibilita que a sua empresa receba apoio em momentos críticos e possa tirar dúvidas sobre duplicações, cópias e armazenagem dos conteúdos.

Facilidade de gestão

Organizações maiores e com muitas filiais podem ter problemas para gerenciar os dados de todas as suas unidades devido a dispersão dos arquivos produzidos. Em muitos casos, cada escritório tem seus próprios backups independentes, o que dificulta na hora de saber quais são as versões corretas dos documentos e realizar a gestão das informações, por exemplo.

Ao investir em um sistema de armazenamento sincronizado, é possível centralizar as cópias de todas as unidades em um ambiente só, simplificando a administração dos processos de backups da empresa.

Como você viu neste artigo, investir em um bom backup de dados pode trazer diversas vantagens competitivas para a sua empresa, pois torna os processos e sistemas mais atualizados e seguros, evitando retrabalhos e perda na produtividade da equipe.

Se você gostou deste conteúdo e quer acesso a mais textos como este, siga-nos nas redes sociais! Estamos no Facebook, Twitter e Instagram.

Receba nossas dicas gratuitamente em seu e-mail! Assine agora!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.