Automação empresarial: como aplicar nas empresas?

A automação empresarial já é uma realidade para muitas empresas e é importante que aquelas que ainda não atentaram para isso agilizem o processo de adaptação. Afinal, uma nova era está surgindo e quem não realizar modificações será ultrapassado pela concorrência.

Podemos definir a automação empresarial como o uso da tecnologia e metodologias específicas para aumentar a eficiência dos negócios. Assim, as empresas deixam de focar tanto em atividades operacionais e podem se voltar mais para o estratégico.

Nos tópicos a seguir, você entenderá o porquê de a automação empresarial já ser uma realidade, quais são as suas principais vantagens e como aplicá-la em uma organização. Continue a leitura e confira agora mesmo!

Entenda o porquê da automação empresarial ser uma realidade

Para que você compreenda os motivos pelos quais a automação empresarial já é uma realidade, é importante que entenda o conceito de indústria 4.0.

As empresas contemporâneas estão passando pela 4ª Revolução Industrial. Isso quer dizer que, assim como no passado as organizações viram os seus processos se modificarem por conta da inserção das máquinas a vapor e, posteriormente da energia elétrica, hoje isso acontece com as tecnologias digitais.

A internet evoluiu de tal forma que muitos processos burocráticos, que antes eram realizados por humanos, agora podem ser feitos por meio de inteligência artificial.

É o caso do atendimento ao cliente com chatbots e o do uso de softwares para o desenvolvimento de atividades diversas, como elaboração do fluxo de caixa, controle do estoque, disparo de e-mails, entre outras.

Em meio a esse cenário, as empresas estão se transformando e adotando novas tecnologias, o que possibilita o aumento da sua lucratividade e também o desenvolvimento da inteligência de mercado.

Conheça as principais vantagens da automação empresarial

A automação empresarial traz diversas vantagens para as empresas. Listamos algumas das principais delas, para que você possa acompanhar. Veja!

Redução de custos

Com a automação empresarial, as empresas tendem a reduzir os custos. Imagine, por exemplo, o setor de RH de uma companhia. Pense em quanto tempo os responsáveis por essa área levavam para somar horas trabalhadas e fazer cálculos para elaborar as folhas de pagamento dos funcionários.

Hoje em dia, isso não é mais necessário. Existem softwares que fazem todo esse trabalho, de modo que o tempo dos colaboradores pode ser investido em atividades estratégicas, que trazem melhores resultados para a empresa.

Com menos mão-de-obra necessária, os recursos que antes eram destinados ao pagamentos de tantos colabores pode ser investido em outros setores.

Economia de tempo

A economia de tempo também é um benefício da automação empresarial. O mesmo exemplo do setor de RH se encaixa aqui. O que antes levava horas para ser feito, agora pode ser realizado em poucos minutos.

Basta que a empresa faça os devidos investimentos em tecnologia para que haja uma expressiva economia de tempo na realização das atividades do negócio. 

Os vendedores, por exemplo, terão mais tempo para pensar em novas estratégias de abordagem ao cliente, em vez de ficarem desenvolvendo tabelas e preenchendo cadastro durante horas por dia. A praticidade será vista em todos os setores, que terão a produtividade aumentada.

Modernização do negócio e da cultura organizacional

Ao desenvolver os princípios da automação empresarial, o seu negócio se torna mais moderno e competitivo, uma vez que as atividades operacionais serão realizadas por programas de computador.

Isso também gera mudanças na cultura organizacional, que precisará se adaptar aos novos tempos. As tecnologias provocaram uma verdadeira revolução não só na forma como as atividades são realizadas, mas também na maneira como as relações se dão dentro de uma empresa.

Por conta de recursos, como a computação em nuvem, é possível que se tenha funcionários trabalhando em home office ou em um coworking, por exemplo. Isso era algo impraticável até alguns anos atrás.

A cultura é um fenômeno cíclico, ou seja, que se modifica conforme a sociedade se desenvolve. Por isso, a modificação dos valores culturais da empresa também é positiva, pois mostra que a organização é viva e está ativa no mercado.

Veja como aplicar a automação em uma empresa

Se a sua empresa ainda não é automatizada, você precisa correr para que não seja superado por concorrentes que já deram esse passo. Para aplicar a automação, existem alguns passos que precisam ser dados. Confira, a seguir!

Analise minuciosamente o seu negócio

O primeiro passo para fazer a automação empresarial é analisar minuciosamente o cenário do negócio. É preciso verificar se existe alguma demanda mais urgente e que ocupa mais tempo de trabalho, por exemplo.

Defina prioridades

A partir da analise realizada, você deve definir prioridades, ou seja, escolher o que deverá ser automatizado primeiro. Essa escolha pode ser feita por atividades ou setores da empresa.

Veja quais tecnologias devem ser utilizadas

Para automatizar a empresa, diversas tecnologias podem ser adotadas, como o uso de um software de gestão, aplicativos, objetos e máquinas que se conectam à internet, recursos de inteligência artificial etc.

Com base em suas análises, veja quais tecnologias são as mais indicadas para cada situação e faça os investimentos necessários para que o negócio tenha mais resultados positivos.

Sempre acompanhe as mudanças e tendências de mercado

É importante ter em mente que a transformação digital é um processo que não termina nunca. Novas tecnologias sempre serão lançadas e é preciso que a sua empresa esteja preparada para substituir aquilo que se torna obsoleto.

Por isso, sempre esteja atento às novidades tecnológicas para cada setor da sua empresa, de modo que possa acompanhar a evolução e não ficar para trás mais uma vez. A renovação precisa ser uma constante.

Entendeu o que é a automação empresarial e como ela pode ser útil e aplicada na sua empresa? Então, caso ainda não desenvolva atividades desse tipo no seu negócio, coloque o nosso passo a passo em ação.

Se você gostou deste artigo, continue se informando conosco! Leia agora o post que preparamos e que fala sobre o que você realmente pode esperar da indústria 4.0. Trata-se de um material muito interessante!

Receba nossas dicas gratuitamente em seu e-mail! Assine agora!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.